A recente notícia da Agência Lusa, na qual divulgava a falta de nutricionistas nos hospitais, indignou os dietistas por estes não serem abrangidos pelo estudo. Que lógica tem incluir dietistas num estudo sobre a falta de nutricionistas? O alarme continua...continua a haver falta de nutricionistas...o alarme dos dietistas é ainda não diferenciar profissões!! Ver notícia toda
quinta-feira, 29 de novembro de 2007
Afinal ter uns quilos a mais não faz mal?
Segundo um estudo norte-americano pessoas que tem excesso de peso poderão morrer menos que as pessoas com peso dito normal (segundo o índice de massa corporal). As opiniões dividem-se! É necessário ter cuidado na interpretação destes resultados...Menor mortalidade não significa menor taxa de morbilidade...por isso uma alimentação saudável continua a ser o caminho a seguir para um vida saudável. Ver notícia toda
quarta-feira, 14 de novembro de 2007
Música para educar
A música é sem dúvida um dos melhores veículos de transmissão de uma mensagem aos mais jovens. A alegria contagiante de uma canção pode fazer milagres na comunicação para crianças. Certamente, será uma ferramenta a ter conta na elaboração de sessões de educação alimentar.
E porque não recordar a intemporal Rua Sésamo? Um programa infantil e pedagógico onde o divertimento, a música e a educação se combinavam de uma forma apelativa, capaz de marcar de uma forma bastante positiva a infância de toda uma geração.
segunda-feira, 12 de novembro de 2007
Manger et bouger
Guias para Educação Alimentar
A Educação Alimentar pretende transmitir conhecimentos na tentativa de modificar e a melhorar os hábitos alimentares a longo prazo, tornando-se um elemento de consciencialização e reformulação das distorções do comportamento alimentar.
Algumas sugestões para a elaboração de sessões de Educação Alimentar para crianças:
sexta-feira, 9 de novembro de 2007
quarta-feira, 7 de novembro de 2007
O mistério da pastilha elástica
O conteúdo da publicidade quando bem estruturado e objectivo pode ser determinante na venda/promoção de um produto. Aquando a compra, todos ou quase todos somos influenciados consciente ou inconscientemente pela publicidade. O mais preocupante é quando esta é ambígua levando, consoante o público receptor, a diversas interpretações. É o que acontece com a nova pastilha elástica “Bubbaloo Mystery” onde o público-alvo são crianças e mais especificamente do sexo masculino. Esta publicidade apresenta, no nosso ponto de vista, uma componente erótica inapropriada a idade do público-alvo. Onde já se viu o sabor de uma pastilha elástica ditar a abertura ou o fecho do casaco de uma miúda e esta acção ser observada com binóculos por um grupo de rapazes numa árvore. O fecho está francamente associado a desilusão enquanto a abertura a euforia...o que haverá de tão interessante por baixo do casaco para despertar tanto interesse em crianças? O mistério está no sabor da pastilha ou está no fecho/abertura do casaco? Um assunto em aberto para discutir…
segunda-feira, 5 de novembro de 2007
Comunicar...comunicando!!
Comunicar sobre um produto não é fácil. E quando este é alimentar a tarefa ainda se torna mais ambígua. O importante é definir objectivos, saber quais as necessidades e interesses do grupo alvo para tornar a comunicação mais efectiva e com maior qualidade. E aqui começa uma longa caminhada entre o dar a conhecer o produto, o fazer gostar e o agir. O importante é incrementar uma interacção entre o produto e o consumidor, numa tentativa de criar vínculos emocionais, transformar produtos inicialmente pouco apelativos em aliciantes e enfatizar a própria existência no mercado. Uma boa comunicação não se cinge somente a fazer conhecer um produto ou vende-lo. Uma boa comunicação será o conjunto objectivo de práticas construtivas e apelativas que adaptam o produto ao mundo do consumidor.
Entre muitas comunicações podemos salientar o web site das Pedras Salgadas, simples mas muito apelativo!
Subscrever:
Mensagens (Atom)