terça-feira, 16 de outubro de 2007

Polémica funcionalista ou estruturalista?

Uma marca francesa utilizou para publicitar a sua água a comparação com a água da torneira. E daqui nasceu uma enorme polémica entre a marca “Cristaline” e várias organizações, nomeadamente, a CFDT (confederação francesa democrática do trabalho). Segundo a CFDT “a água é provavelmente o produto alimentar mais controlado em França, quer engarrafada ou da torneira e qualquer que seja a sua origem, subterrânea ou de superfície” e neste sentido esta abordagem publicitária põe em causa “não somente os organismos públicos que controlem permanentemente a qualidade da água distribuída, mas também os trabalhadores das empresas privadas ou municipais que 24h por dia (…) trabalhem para cada cidadão, qualquer que seja o seu local de habitação, para ter uma água de qualidade”. Apesar da aborgem ter suscitado polémica podemos observar, nesta publicidade, uma corrente talvez mais funcionalista centrada na relação causa-efeito e custo-benefício, no entanto, esta não foi utilizada da melhor forma. Neste sentido, será bom recordar que a comunicação é um veículo de forte impacto e por isso devemos utiliza-la de forma adequada e justificada para prevenir eventuais incidentes. Todos comunicamos mas nem todos sabemos comunicar correctamente!!

Sem comentários: